terça-feira, 19 de maio de 2015

Terço Missionário

O rosário missionário consta de cinco dezenas de cores diferentes: cada cor representa um continente. Nós, que conhecemos esta mensagem de salvação, somos chamados a partilhá-la com quem ainda a não conhece.
É importante que cada um, na Igreja, se sinta missionário, isto é, co-responsável pelo anúncio do Evangelho, porque Jesus confiou o seu projeto de salvação em nossas mãos.
Estamos todos comprometidos neste anúncio e cada um é chamado a fazer a sua própria tarefa. A oração pelo mundo inteiro é um modo de expressar o nosso compromisso na evangelização.
1.ª DEZENA: rezemos pela ÁFRICA - verde
Reza-se pela África – cor verde, recordando suas imensas florestas verdes, seus conflitos, violências e toda sorte de sofrimentos e também a esperança do crescimento da fé, graças á presença e ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias. A Igreja africana é jovem, dinâmica, cheia de vitalidade e de grandes esperanças para o futuro, apesar dos conflitos e contradições ali existentes. A Igreja coloca na África as suas esperanças devido ao entusiasmo com o qual suas populações acolhem a mensagem do Evangelho.
2.ª DEZENA: rezemos pelas AMÉRICAS – Vermelho
Reza-se pelas Américas – cor vermelha, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os “pele vermelhas”. também, a terra vermelha por causa do sangue derramado por estes povos na época das conquistas e pelos mártires de ontem e de hoje. O continente americano conta com o maior número de católicos de todo o mundo. No entanto, à um continente com enormes desigualdades sociais onde se faz urgente a ação missionária e profética da Igreja, no anúncio da justiça e da solidariedade..
3.ª DEZENA: rezemos pela EUROPA – Branco
Reza-se pela Europa – cor branca, ligada ,só raças brancas e por causa da presença do Papa, Mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo. Foi da Europa que partiram boa parte dos missionários(as) para todos os continentes. Contudo, ainda há muito que fazer.
4.ª DEZENA: rezemos pela OCEANIA – azul
Reza-se pela Oceania – cor azul que lembra sua formação pelas inúmeras ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Este Continente necessita de missionários(as), mas que já envia seus evangelizadores, inclusive para nosso Brasil.
5.ª DEZENA: rezemos pela ÁSIA – amarelo
Reza-se pela Ásia – cor amarela, das raças amarelas, berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Suas populações vivem os extremos da riqueza e da pobreza. Mesmo com os avanços da tecnologia, continuam existir áreas de pobreza absoluta.

Fonte: http://www.apostoladobrasileiro.com/terco-missionario-rezemos-este-mes-pelo-mundo/  (ADAPTADO)

Um comentário: