quinta-feira, 21 de maio de 2015

Bispo coadjutor é nomeado para a Diocese da Campanha

O papa Francisco acolheu na quarta-feira, dia 20 de maio de 2015, o pedido de dom Diamantino Prata de Carvalho de poder contar com um bispo coadjutor na diocese de Campanha (MG),foi nomeado para o cargo, dom Pedro Cunha Cruz, transferindo-o da sede titular de “Agbia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).
Natural do Rio de Janeiro (RJ), Dom Pedro Cunha nasceu em 16 de junho de 1964. Foi ordenado presbítero em 1990, e bispo, em 2008, sendo nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro. Seu lema episcopal é “Servo de Jesus Cristo” (Rm 1,1)

O bispo coadjutor é um bispo titulat da Igreja católica nomeado para ajudar e substituir um bispo ou um prelado no exercício das suas funções com direito a sucessão. Vagando a Sé episcopal, o bispo coadjutor torna-se, imediatamente, o bispo diocesano. 


SAUDAÇÃO DO NOVO BISPO COADJUTOR À DIOCESE DA CAMPANHA – MG

“Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele. A paz esteja com todos vós os que estais em Cristo” (1 Pd 5, 2.14).
Ao tomar conhecimento de minha nomeação e publicação, pelo papa Francisco, como bispo coadjutor da Diocese da Campanha, no sul do estado de Minas Gerais, meu coração encheu-se de alegria e gratidão para com Deus, que faz seu Espírito soprar aonde quer e sobre quem Ele quer. É a paternidade de Deus que, com sua misericórdia e força, nos envia em missão. Recordamos assim, o Cristo Bom Pastor que serve e oferece na sua vida pelo rebanho.

Dirijo minha fraternal saudação aos irmãos irmãs no episcopado do Regional Leste 2, da Província Eclesiástica de Pouso Alegre e, de modo muito especial, a Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo Diocesano; aos presbíteros, diáconos, religiosas e consagrados, as lideranças leigas e a todos os fiéis da Diocese da Campanha. Diocese esta, marcada por suas belezas naturais e forte religiosidade de seu povo.
Saúdo também as autoridades governamentais que cuidam do atendimento do bem comum de todo vasto território da Diocese da Campanha nos seus inúmeros municípios.Assim como a todos os seguimentos sociais que servem e edificam a sociedade Sul Mineira, de forma cívica e democrática.
Por fim, para tornar esta missão apostólica mais frutuosa, invoco as luzes do Espírito Santo, com fé e esperança, a proteção materna da Virgem Maria, o patrocínio de São José, seu esposo e a oração de todo o rebanho diocesano campanhense. Até breve.

Saudações em Cristo.
Dom Pedro Cunha Cruz
Rio de Janeiro, 20 de maio de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário